.

11.1.12

Linha do tempo ( 2011, feito pra acabar)

Foto - Juan Miguel

‘Mas tudo bem
O dia vai raiar
Pra gente se inventar de novo
E o mundo vai nascer de novo’ - 
Cícero
Hoje, dia 10 de janeiro, ás 15h00min, em Guaramiranga - Ceará, em uma tarde fria e nublada, na "radiola" músicas que baixei recentemente e que vão embalando uma certa nostalgia aqui dentro, de calor humano e felicidade. No meu quarto vou pensando um pouco, do que foi o ano de 2011. Aqui no quarto, ta tudo escuro, e na cozinha minha mãe fazendo bolo com a minha irmã. Sinto o cheiro, elas riem tanto que dá pra ouvir daqui. Por um longo tempo eu não morei com os meus pais e nem irmãos, eu morava com as minhas tias e primos aqui perto mesmo, uns 10 minutos andando... E antes, pensei que fui rebelde ou algo do tipo, mas aconteceu naturalmente de ir morar com as minhas tias. 
Uma das grandes mudanças que me aconteceu, no ano passado, foi à volta pra casa dos meus pais depois de 11 anos.  Mudou um pouco a rotina da casa, a comida, o espaço e a preocupação.  É os meus pais são incríveis e esse aconchego deles veio de forma acolhedora e amável, essa atenção sem tamanho. Isso me tem feito voltar no tempo e relembrar como era bom ser criança. É bom retorna ao lar dos meus pais. E isso me preenche, porque o amo eles e é bom estar perto deles e de meus irmãos.
No meio dessas mudanças que aconteceram naturalmente, eu ia e vinha. Eu estava participando de um programa de formação... Ai entra o EntrePontos, a convite do Felipe Gurgel para participar da comunicação digital. Entre indas e vindas, Fortaleza e Guaramiranga. Fui conhecendo pessoas sensacionais, que contribuíram direta e indiretamente na minha construção do ser, pessoas que encantam e poetizam, de sentimentos puros e que transbordam alegria e amor ao próximo. Confesso que aprendi muito na busca de mim dentro desse grupo, acreditando que entrando nele, eu iria deixar de lado essa timidez que me acompanha. Junto com essa galera incrível, participei de vários eventos, encontros, festivais... Entre eles a Previa da Mostra Petrucio Maia onde pude conhecer essa galera, mesmo que ainda um pouco de vista, depois a Mostra Petrucio Maia e ai foi seguindo um calendário de eventos. O ForCaos, evento de Rock que tive oportunidade de conhecer um pouco. A prévia da Feira da Música no CUCA que queria tanto conhecer, depois a Feira da música. O Ponto.Ce que foi um festival fantástico, sem falar no Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga, no Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, dentre outros que participei como o Fio - Feira Integrada do Maciço de Baturité...
Com tantos eventos e festivais de música assim, não podia deixar de mostrar um pouco do que sei fazer, tocar também... Mesmo com um certo distanciamento do sax e indo pra trás dos palco com a comunicação, eu ainda fiz boas e grandes apresentações... Começando pelo Festival de Jazz e Blues, que subir no palco é sem duvida uma das melhores sensações, e também participar do Projeto Outra Banda da Serra onde durante o ano de 2010, tivemos aulas nos finais de semana, para montar um repertorio para Gravação de um CD e apresentação no palco principal do festival de 2011. Depois uma apresentação em Sobral, que foi genial, fazendo pela primeira vez um show com a Orquestra Cidade da Arte, Tambores de Guaramiranga e o Rio das Cordas que ficou um trabalho lindo e sendo bastante aplaudido pelo pequeno publico que apareceu e que foi indescritivelmente um dos mais calorosos. Em seguida Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, apresentação que lavou a alma, caiu como um relaxante... É, é prazeroso tocar e encantar.  
Nessa altura de texto já andei meio mundo pelo ceará, rsrsrs. Mas sem duvida, não iria conseguir tudo isso sem a AGUA - Associação do Amigos da Arte de Guaramiranga que é a minha segunda casa, que me acolheu, que sempre esta me ensinando e sempre disposta a ensinar. E nesse ano de 2011 que passou, foi também o meu refugio e a minha alegria... Com a agua junto com a Seduc - Secretaria do Estado do Ceará me propôs a ideia de participar do curso de Inclusão digital e alfabetização, que logo mais vai ser um dos cursos da agua, que é um dos trabalhos que mais fiquei apaixonado, O Luz do Saber ainda vai dar o que falar em Guaramiranga... Também pude viajar pra ministrar cursos a convite do grupo Dona Zefinha em Itapipoca, o curso de web tv e rádio, sendo assim um dos primeiros cursos que iria administrar fora da agua. 
Falando em viajar... Conheci um pouco de João Pessoa e das pessoas dali, dois dias que foram suficientes para fazer diferença e conhecer pessoas, compartilhar, aprender... Outro estado que visitei foi São Paulo, fiquei na USP, e de lá mesmo já me surpreendia com o que via. Mas antes de ir para lá, fui ao Parque do Ibirapuera, pra abertura do Congresso Fora do Eixo - Redes de Coletivos do Brasil... Depois do parque fomos para a USP, sede onde iria acontecer a maioria dos programas do congresso. Andei um pouco por São Paulo, fui a Rua Augusta que me encantou pela pluralidade que existe ali, de pessoas diferentes e a 25 de Março que me engoliu no mar de solidão das pessoas que passam ao seu redor. São Paulo deixou saudades.
De tantas viagens, conhecimentos, compartilhamentos, mudanças, trocas... Ainda continuei o mesmo, com mudanças é claro. Mas ainda sou o mesmo Francisco. O que ama o que fica triste, o que chora quando ouvi uma música lindamente. Ainda continuei o mesmo, mesmo quando a tristeza parecia maior que a felicidade, mesmo que algumas ruas parecessem não ter saída e nem fim. E no meio de tantas coisas me reencontrei e me perdi.  E me perdi e me reencontrei. 
 Nesse negocio de me perder, encontrei pessoas magníficas que me ajudaram a me reergue e a seguir o meu caminho. 
E nesse mundo gigante eu encontrei cada pessoa. E a cada uma fico grato... 
Fico grato a pessoas como elas, a minha família, meus irmãos e meus pais... Ao Juan e William que são amigos e mesmo em ruas diferentes sempre nos esbarramos e soltamos aquele velho sorriso de encontrar boas pessoas e que sempre vamos nos encontrar nessas ruas. Pessoas do EntrePontos, que estão em constante construção de um mundo melhor. A Agua por me ensinar tanto. Amigos especiais como a Vânia Rodrigues, que tenhamos sempre um amor um pelo o outro. A Natasha Pereira, que continuemos amigos de boas conversas sem sentido. A Raína Alvez, pelos abraços carinhosos de sempre. A Paula Baia, que vai ser sempre a minha professora da vida e a tantos outros que fizeram e fazem a diferença. E a Márcia Azevedo, obrigado, obrigado, obrigado, obrigado, obrigado, obrigado, obrigado, obrigado, obrigado e os meus abraços sem intenção nenhuma de troca e a minha cia.
P.s: É um texto que não contem um terço do que vivi, mas uma linha de tempo desorganizada que faço parte, é só uma pequena linha.
P.s²: Se pudesse definir a minha vida no ano de 2011 em uma música seria essa: Feito pra Sonhar de Marcelo Jeneci. 
Feito pra Acabar - Marcelo Jeneci

15 comentários:

Anônimo disse...

Lendo seu texto veio-me em mente as palavras "Papel cumprido"...Creio que seja a sensação que um escultor tem , ao terminar sua obra.Esculpida passo-a-passo,gradativamente,regada de muitas expectativas,mas confiante em um final satisfatório .Uma obra para ser apreciada não só pelo detalhe externo,mas os sentimentos que esta desperta ao ser minunciosamente observada .Comparei sua vida à esta escultura e aos acontecimentos ,embora doloridos ,o escultor . O Tempo te fez extravazar estes sentimentos que outrora estavam trancados pela sua timidez, e com isto está claro seu amadurecimento.Você sempre teve características , que te fazem especial ,o de acreditar no que faz ,no que sente ,mesmo que para tantos seja o impossível ,também a fragilidade de sentir e buscar o que desperta o que se tem de valor ...O Amor de um modo geral .Parabéns pelo texto ,parabéns pela sua vida...Seu caminho é este ,siga sempre e tire proveito também das angústias e tristezas ,pois elas nos auxiliam na busca de nossos ideais.

Fica Bem !

:)

♥MáH♥ disse...

Algumas pessoas, artistas que são nasceram para brilhar e ganhar o mundo.
Você é uma destas!

Feliz 2012... Muitas viagens produtivas pra ti
=*

Miriam disse...

Passei para agradecer a visita e o comentário e me deparei com esse post maravilhoso. Linda trajetória... E o texto escrito com muito sentimento, este que conseguimos até sentir... com muitas pitadas de amor e felicidade. Parabéns por tudo. Bjus.

Dielma/ disse...

É isso aí, meu amigo Chico! Mais um ano de conquistas, de aprendizado, de tristezas e alegrias. Dá prá sentir as tuas palavras, escritas de uma forma exuberantemente simples! Q venha 2012 cheio de expectativas boas e novas. Super bjo.

Tati Lemos disse...

Moço, tu estava inspirado quando escreveu tudo isso né?

Beeijo, grande 2012 pra ti e que tu viva muitas mais coisas felizes.

Bia Dourado disse...

[...]Nesse negocio de me perder, encontrei pessoas magníficas que me ajudaram a me reerguer e a seguir o meu caminho. [...]

Perfeito! É muito bom ter esses anjos no caminho da gente neh?!!!

Francisco Amei conhecer esse seu cantinho ....Parabéns! Vc escreve bem e o legal numa linguagem simples de entender. Parabéns!
Beijus
Bia Dourado

Tati Lemos disse...

Obrigado de novo pela visita Chico, cade a nova postagem, não fique muito tempo longe do blog de novo viu seu moço?

Esqueci de dizer quando comentei a 1ª vez, mas a foto do post lembra muito uma musica do bob marley (risos)

Beijo na testa.

Maria Oliveira disse...

Oi,vim conhecer seu Blog,amei e já estou super seguindo,parabêns por seu cantinho e muito sucesso aqui!

Te convido para conhecer meu Blog e se gostar e puder seguir também,será muito bem vindo,sinta-e em casa!

Ah,tem 2 sorteios rolando por lá,participa! :)

http://umamulherbemvestida.blogspot.com

disse...

Que foto e relato mais encantador!

Diane disse...

Há pessoas que nasceram para surpreender . Parabéns!



http://tendenciafluors.blogspot.com/ @TFluors

Tati Lemos disse...

Oi Chico,

não foi o post que me fez lembrar a musica e sim a foto, parece um lindo por do sol, lembrei da musica "Three Little Birds"

Beijo querida, cade a nova post?

Tati Lemos disse...

só a espera da tua próxima linha.

Beijo querido

Joselito de Souza Bertoglio disse...

muito bom sentir teus textos, são muito suaves de se ler, parabéns pelo belo blog, já estou seguindo e voltarei mais vezes, eu escrevo alguns versos e te convido pra fazer uma visita http://joselito-expressoesdaalma.blogspot.com ficaria feliz com a sua visita ao meu humilde espaço

José María Souza Costa disse...

Interessante

CONVITE
Tenho um página muito simplória na internet, aonde escrevinho alguns pensamentos, poemas, poesias ou mesmo textos diversificados. Não seria um blogue. Um blogue, é mais complexo, mais completo, mais colorido. Ainda assim, estou a lhe convidar a ir até lá, visitar-me, e se possivel seguirmos juntos por eles. Estarei lá, muito grato, esperando por Você.
http://josemariacostaescreveu.blogspot.com

Tati Lemos disse...

ai ai ai, quando que esse cara vai postar? kkk

Beijo Chico, saudade das tuas histórias.

Postar um comentário